Proteção dos Dados
Para alguns pode ser muito simples, mas vamos ver validar se temos o básico:
1) Sistema Operacional Atualizado, isso poderá evitar problemas com algumas situações já conhecidas pelos desenvolvedores.
Importante: Deixe o processo automatizado se certificando que as atualizações automáticas estão habilitadas, qdo disponível esse recurso irá ajudar muito.
Dica: Para quem utiliza o Windows 10 e quer saber qual foi a última atualização do seus sistema ? Acesse :
Clique na bandeira do Windows > Configurações > Atualização e Segurança
Obs: Você também tem a opção de ir direto para a mesma tela digitando na busca
Caso esteja desatualizado faça esse ajuste o mais rápido possível porque você está com seu sistema mais vulnerável !
Veja no site da Microsoft o histórico de atualizações e compare
https://support.microsoft.com/pt-br/help/4099479/windows-10-update-history
2) Firewall, Antivírus e outras ferramentas de proteção
- Em grande parte softwares ou programas desenvolvidos apoiam para prover maior segurança aos usuários e empresas contra tentativas de invasão e danos que podem ser causados pela utilização de informações e recursos não autorizados, porém é sugerida uma pesquisa quanto sua eficácia para uma avaliação custo x benefício. Uma pesquisa na Internet e apoio de empresas especializadas poderão ajudar.
Há também soluções de Hardware ou Físicas, mas normalmente são utilizadas por empresas que necessitam de um nível de segurança maior.
Vale a mesma sugestão quanto o Sistema Operacional, se tem firewall ou antivírus, veja se o mesmo possuí a última atualização do fornecedor.
3) Conexão com Redes Desconhecidas e seu potencial risco - Atualmente há uma grande oferta de locais com rede wifi disponível, mas antes de aceitar esse serviço considere sempre os riscos porque a partir do momento que você conectou e começou a compartilhar informações, instalar softwares, fornecer permissões, etc você pode estar abrindo portas para que seus dados pessoais, financeiros e outros sejam utilizados de alguma forma que não seja de seu conhecimento ou consentimento.
4) Você pode ser o responsabilizado por ações de terceiros ! - Quantas vezes você informou a senha da sua conexão wifi ?
Como você deve saber a sua conexão é feita através de um provedor e vocês tem um contrato de prestação de serviços onde cada um tem seus direitos e deveres, agora considere que um daqueles que você disponibilizou a sua conexão faça algo "Irregular" e ocorra o rastreamento da fonte de onde tudo começou qual seria a probabilidade de você ser "convocado" ?
5) Bloqueie o seu Wifi através do MacAddress.
Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar alguns softwares que prometem a facilidade de acesso a conexão Wifi de terceiros e alguns de utilizam desses e ainda "contam vantagem" disso.
Primeiro, na visão de um profissional de TI entendo isso como furto de sinal, algo que poderia ser comparado a fazer um "gato" com tv a cabo ou similar que infelizmente é realidade em alguns casos.
Segundo, para tentar evitar que esses "usuários" utilizam seu sinal de Wifi você pode utilizar o bloqueio por MacAddress que foi uma das formas mais eficazes de limitar o acesso. para isso é necessário consultar o manual do seu Roteador e o processo normalmente não é complexo.
Lembrando que tanto Desktops, Laptops, Celulares, Tablets e outros possuem uma hardware de vai ser usado para a conexão e esse possuí um MacAdress, em uma consulta rápida você pode obter a informações sobre como ver essa identificação.
6) Cuidado com os e-mails que você recebe
- E-mails de desconhecidos com arquivos anexados ou links;
- E-mails que indicam você genericamente ou com informações inexatas, como exemplo:
- Prezado Cliente...
- Consta um débito...
- E-mails com a Indicação de Prêmios ou que Você foi selecionado
- Um amigo indicou você para
Os exemplos acima são alguns que pode ser uma tentativa de Pishing ou Engenharia Social.
7) Fontes confiáveis para Download e Instalação de Softwares
-Não importa se você utiliza Celular, Tablet, Laptop, Desktop ou outros equipamentos, em todos os casos evite utilizar softwares de fontes que suspeitas, você pode abrir uma "porta" de acesso as suas informações pessoais, financeiras ou outras que não gostaria de compartilhar.
8) Muita atenção às ofertas
- Desconfie sempre de ofertas ou propostas fora da realidade, muita atenção para aqueles links como as frases " Você concorda ou permite que..."
9) O famoso "foi sem querer" ou "Não imaginava que poderia acontecer"
- Alguma vez já clicou em um link ou aceitou algo e depois se arrependeu ? Acredito que para muitas pessoas isso já ocorreu algumas vezes, de fato assim como na vida real muitas vezes a tentação, curiosidade ou fazer algo sem considerar as consequências pode gerar um grande problema.
- Atenção, antes de fornecer a senha da sua rede wifi, emprestar o celular para alguém "só fazer uma ligação" ou "só para acessar um site", compartilhar algum conteúdo, passar alguma informação pessoal ou da empresa em que trabalha e outras ações impulsivas. Sempre considere o local onde está, a pessoa com quem está compartilhando e possíveis consequências que podem ser o resultado dessa ação.
- Sugestão de pesquisa sobre Engenharia Social, métodos e impactos.